(65) 3326-8183 | (65) 9 9987-5032 | Tangará da Serra / MT

(65) 3326-8183

BLOG

HOME / BLOG

, Segurança do Trabalho

EPI PARA ENFERMEIROS


Considerada uma das profissões mais antigas e mais importantes dentro da área da saúde, a enfermagem é essencial para assegurar a recuperação e salvamento de vidas dentro de hospitais e clínicas médicas. Além disso, os enfermeiros são aptos a realizar procedimentos como coleta de exames laboratoriais.

O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistenciais, administrativas e gerenciais. Dentro desta área existem três categorias: o enfermeiro (nível superior, que orienta e supervisiona os demais), o técnico e o auxiliar de enfermagem (nível médio, que executam os procedimentos mais básicos).

Os profissionais da área de enfermagem estão diariamente expostos a diversos riscos capazes de ameaçar sua segurança e saúde. Por isso, é essencial que os enfermeiros sempre utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que garantem e preservam sua saúde durante atividades laborais. 

Visando homenagear esses profissionais, o Dia Mundial do Enfermeiro é comemorado anualmente no dia 12 de maio. A data foi escolhida para homenagear Florence Nighitingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna e conhecida como A Dama da Lâmpada por transitar a noite pelos leitos dos soldados feridos durante a guerra.

Veja abaixo os principais EPIs indicados para este setor:

Luva de procedimento

Utilizada na proteção direta contra riscos físicos e biológicos. Existem diversos tipos, como por exemplo:

* Látex: material de borracha natural. Podem ser encontrados com talco ou sem talco.

* Nitrílica: material de borracha resistente ao óleo, algumas gorduras animais e vegetais e água quente por períodos curtos.

* Vinil: um tipo de plástico. Podem ser encontrados com talco ou sem talco.

Máscara cirúrgica

Função de proteção respiratória  contra fungos, bactérias e demais agentes contaminantes;

Óculos

Protege os olhos durante a exposição à radiação, impactos e agentes químicos e biológicos. 

Touca

Protege contra partículas e impede a queda de cabelo durante o trabalho.  Proteção também contra a absorção de partículas encontradas em locais de atendimento;

Avental

Cria uma barreira contra substâncias e deve ser sempre descartável. Protegendo a pele contra respingos de sangue, secreções, fluidos corporais, entre outras partículas existentes nos locais de atendimento.

Sapato

Cria uma barreira contra materiais perfurocortantes. Deve ser seguido as normas da NR-32.