(65) 3326-8183 | (65) 9 9987-5032 | Tangará da Serra / MT

(65) 3326-8183

BLOG

HOME / BLOG

, Sem categoria

Bombeiro Civil x Bombeiro Militar: Entenda a diferença


     

     Ambos são bombeiros, porém sua aplicação, modo de ingresso, formação e trajetória são bem distintos.       Você sabe quais são as diferenças entre a carreira de bombeiro civil e de bombeiro militar? Se não sabe, ou ainda tem dúvidas, veja neste artigo a definição correta de cada uma delas, e entenda também sua importância na sociedade!

Quem é e como atua o Bombeiro Civil?

     O bombeiro civil trabalha principalmente dentro de empresas e ambientes privados. O objetivo de sua contratação é sempre garantir a segurança e o bem estar das pessoas, visto que este profissional possui formação para prestar primeiros socorros e contornar inúmeras situações em que é preciso algum tipo de resgate ou salvamento.

     O bombeiro civil tem uma vasta gama profissional para trabalhar. A contratação dele é bastante comum em lugares como shoppings, hospitais, faculdades, indústrias e condomínios, dentre outros.

     Esses profissionais também são constantemente contratados para prestar suporte em eventos grandes, como shows e partidas de futebol.

Quem é e como atua o Bombeiro Militar?

     O bombeiro militar, por sua vez, é um servidor público que trabalha em prol da sociedade de modo geral. O objetivo da existência dessa classe também é garantir a segurança das pessoas, mas diferente dos civis, os militares atendem a todos sem distinção, recebendo ligações que indicam onde estão os apuros a serem resolvidos.

     Bombeiros militares trabalham em escalas e aguardam as ocorrências em quartéis estrategicamente posicionados nas cidades.

     Vale ressaltar, ainda, que o bombeiro militar atua mesmo dentro de ambientes privados. Em incêndios, por exemplo, mesmo que existam profissionais civis, os militares sempre são chamados.

Ingresso e formação de bombeiros civis e militares

     A forma como bombeiros civis e militares são formados é completamente diferente. Enquanto o primeiro grupo precisa passar por um curso para se tornar profissional nesta profissão, o segundo deve primeiramente ser aceito por um concurso público para ingressar no cargo.

     O curso de bombeiro civil aborda, entre os conteúdos pragmáticos, a prevenção e o combate a incêndios, as técnicas e teorias do fogo e o uso dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – e também EPRs – Equipamentos de Proteção Respiratória. Também são abordados temas de primeiros socorros neste curso.

     Por sua vez, o bombeiro militar tem uma formação bastante distinta. Para ingressar na carreira, é necessário primeiramente fazer um concurso. Como, na maioria dos estados brasileiros, o bombeiro e o policial militar estão atrelados a uma mesma organização, é comum que este concurso seja para a função de policial.

      O concurso tem várias etapas, como escrita, física e psicológica. Após, é realizado o curso de formação de bombeiro, o qual leva meses para ser concluído, mas é necessário haver vagas, caso contrário, é necessário esperar tal vaga surgir para fazer essa especialização.

Disponível em: http://blog.mastt.com.br/bombeiro-civil-x-bombeiro-militar-entenda-diferenca/